Violino
Apoia-se
Artmosfera Classica

COMO POPULARIZAR A MÚSICA CLÁSSICA?

Karajan na mixagem do áudio de um vídeo que foi lançado em LaserDisc.

 

Na década de 1970, música sertaneja tinha um público bastante restrito. No decorrer da década de 1980, ela começou a se popularizar cada vez mais, graças aos muitos lançamentos dos discos, que os tornaram conhecidos e hoje, são um sucesso.

É possível fazer o mesmo com a Música Clássica? Muitos tem o ledo engano de achar que “não tem público para isto”. Sertanejos também não tinham, mas conseguiram., disponibilizando suas músicas em discos e vídeos, ao público.

Hoje, a Música Clássica é o estilo musical mais usado no mundo e é um absoluto “sucesso passivo”, usado muito em comerciais de TV, peças de teatro, danças, hinos e principalmente, em filmes. O público gosta e quer mais “destas músicas dos filmes”, mas não encontram nada neste estilo em discos e os disponíveis na Internet, são de baixa qualidade. Ai vem o velho ditado: ninguém sente falta daquilo que não conhece.

VAMOS FAZER!

Karajan comandndo a edição de vídeo do concerto.Exemplo clássico: um dos mais conhecidos maestros, Herbert von Karajan (lê-se Karaian), era absolutamente contra a filmagem dos concerto, até que em 1956 foi convidado a fazer uma transmissão ao vivo de um concerto pela NHK, no Japão e aceitou. Além das 3000 pessoas no auditório, o concerto foi assistido por mais de 18 milhões de telespectadores. A conclusão de Karajan foi imediata: “quero vídeos dos meus concertos!”

Logo nos primeiros vídeos, que foram lançados em VHS, Betamax e LaserDisc,, recebeu dezenas de convites para reger concertos em vários países e paralelamente, surgiram diversos patrocinadores e isso possibilitou a produção de mais vídeos de concertos. Foi assim que Karajan se popularizou mundialmente, além de preservar seus trabalhos para sempre. Isto permite às pessoas, ter mais acesso à música clássica, incluindo os jovens e as crianças.

O mesmo pode ser feito no Brasil e ainda ter os vídeos na Internet.

Karajan dirifindo os músicos para a filmagem.Maestrinas, maestros, corais e orquestras brasileiros podem se popularizar e eternizar seus trabalhos em gravações de vídeos e áudios para ser divulgado na mídia e na Internet

A Artmosfera Clássica está estruturada exatamente para gravação  de concertos e distribuição em discos e na Internet.

Nos discos de vídeos ainda é possível produzir Extras, como uma locução do maestro e alguns músicos durante o concerto, comentando sobre cada momento de cada movimento. Produção de vídeo com trechos de um ensaio, um pequeno vídeo contando a história do grupo, uma breve história sobre o local do concerto, telas com informações sobre o compositor da obra gravada e da própria obra. Existem várias possibilidades.

Os concertos gravados por Artmosfera Clássica tem uma linguagem própria, simples e que agrada todos.Direção direta da câmera para captar o violinista.

Artmosfera Clássica, já produziu vídeos de concertos para:

  • Várias óperas no Theatro São Pedro de São Paulo, SP;
  • Alguns concertos do Coral Paulistano Mário de Andrade, do Theatro Municipal de SP;
  • Alguns concertos do Coro Luther King, com Martinho Lutero Galati de Oliveira;
  • Voz Ativa Madrigal, de Ricardo Barbosa;
  • Coral e Orquestra Ars Musicalis, de Hermes Coelho;
  • Coral Exsultate;
  • Coral da Cidade de SP com Luciano Camargo;
  • Apresentação de ballet do Colégio Cantareira;
  • TV Cultura – DVD da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira).

A produção dos vídeos na Artmosfera Clássica, se adapta à verba disponível do coral, orquestra, maestrina ou maestro, para a produção do vídeo de um concerto. Desde uma produção básica, com 4 câmeras de vídeo Full-HD, vários microfones profissionais, com edição dos vídeos, mixagem de áudio, até uma superprodução com 6 câmeras e áudio surround 5.1 em DTS-HD Master.

Karajan fez sucesso com as gravações dos concertos.REFERÊNCIAS

Alguns clientes da Artmosfera:

  • TV Cultura
  • LogOn;
  • HBO-HD;
  • TV Record;
  • TV Globo;
  • Commit;
  • MIS – Museu da Imagem e do Som;
  • DM9 – Agência de publicidade;
  • Dentsu – Agência de publicidade;
  • Imovision – Distribuidora de filmes;
  • Entre muitos outros.
  • Karajan regendo a própria gravação do concerto.
Home   Objetivo   Vídeos na Internet   Serviços   Clientes   Imagens   Participe   Contato 

©2011~2020 - HDVideo - Cinematográfica Ltda.- ME  - Todos os direitos reservados.